Olhem, como Teresina vai ficar bonita
Esse material está em um site, o skycrapercity.com, que funciona como um fórum de arquitetos.
O resultado é fenomenal e os teresinenses devem ter essas imagens como plataforma de reivindicação para os próximos anos.
O texto que explica como será a nova Teresina é o seguinte:
"Valorizar os Rios Poti e Parnaíba é o objetivo de um projeto pioneiro de urbanização, solicitado pelo Governo do Estado, que está sendo delineado por cerca de 20 arquitetos piauienses, coordenados pelo renomado arquiteto paulista Ruy Ohtake, e que deverá modificar historicamente a capital piauiense.
Ele prevê a construção da Esplanada do Rio Parnaíba, onde atualmente está localizado o cais. De acordo com o projeto, no local serão edificados três prédios: o Memorial da Cidade, o Piauí Multimídia e a Estação Ciência. A estrutura será composta do que os projetistas denominaram de Parnaíba Convivência - um espaço de 1.500 metros quadrados, com bares, restaurantes, danceterias, entre outros.
Em volta dos três pavilhões será destinada para pista de caminhada, bicicross, skate, além de ancoradouro para pequenos barcos e bosque de árvores nativas."
Esplanada do Rio Parnaíba (visão geral do projeto com as 3 estruturas)
Memorial da Cidade - Piauí terá Museu da Arte Moderna
"O Rio Poti, que já conta com a Potycabana e quiosques, terá, graças ao projeto, o privilégio de ter às suas margens o Museu da Arte Moderna do Piauí. A intenção é construí-lo ao longo da Avenida Cajuína.
O museu será um espaço de multiuso, com ateliês de artistas, praças de alimentação, cinemas, espaços para cursos, eventos, seminários, auditório, pátio de esculturas e pista de cooper.
Serão três pavilhões interligados por uma marquise de palhas de folhas de buriti. O pavilhão central, onde funcionará o museu, que será denominado MAC Piauí, terá 3.120 metros quadrados, com quatro espaços para exposições e três lojas típicas de museu."
Piauí Multimídia
"O Piauí Multimídia - espaço destinado para atividades de comunicação - será um prédio de quatro pavimentos onde serão oferecidas oficinas de hip hop, web, fotografia digital, rádio, comunicação comunitária, programação, vídeo digital, cinema, design e animação digital. Também terá lan houses e cibercafés.
A Estação Ciência também é uma surpresa e deve destacar o potencial técnico-científico piauiense. Nela haverá exposições históricas e tecnológicas, com espaços também para cursos e seminários.
O projeto prevê a destinação de um pavimento para exposição sobre a história universal e do Piauí, sobre a imprensa, os Rios Poti e Parnaíba e a transição do semi-árido para a Amazônia. Além disso, haverá um palco flutuante."
Ponte do Sesquicentenário
Nenhum comentário:
Postar um comentário