VOTE NAS SETE MARAVILAS DO PIAUÍ

As sete maravilhas do Piauí
VOTE • SEU NOME: • EMAIL: • SEU VOTO:

sábado, 1 de setembro de 2007

PARADA O QUE?

PARADA GAY REÚNE SEU MAIOR PÚBLICO: PM DIZ QUE REUNIU 5 MIL, ORGANIZADORES CALCULAM EM 12 MIL

A Parada da Diversidade, conhecida como Parada Gay, reuniu nesta setxa-feira, dia 31, seu maior público em sua sexta edição. A coordenadora do Grupo Matizes, Marinalda Santana, uma das organizadoras da manifestação, disse que de 10 mil a 12 mil pessoas participaram da parada.
A Polícia Militar (PM), que estava acompanhando a manifestação, calcula que de 5 mil a 6 mil pessoas estavam participando na Parada Gay.
"Foi a maior até agora. A divulgação foi maior e está muito animada", falou o professor universitário Fabiano Gontijo, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí.
Marinalva Santana declarou que o objetivo da Parada da Diversidade é estabelecer um diálogo com a sociedade e manter uma relação de respeito à diversidade.
"Estamos construindo uma cultura de paz e de respeito às pessoas", falou Marinalda Santana.
O professor universitário Francisco de Oliveira Barros Júnior, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí, afirmou que este ano a Parada da Diversidade teve um público maior por causa do trabalho de divulgação com a realização de debates e mesas redondas.
"Ocorreu um maior amadurecimento e a adesão de outros movimentos porque o desejo e a sexualidade atravessam as descendências e os partidos", afirmou Francisco de Oliveira Barros Júnior.
Este ano, além do número maior de manifestantes, a organização acertou na trilha sonora. Os manifestantes dançavam acompanhando dois trios elétricos. Muitos jovens rapazes e garotas pulavam de acordo com a música e levantavam as bandeiras com a cor do arco-íris, do movimento homossexual.
"Está aumentando cada vez mais o número de manifestantes porque quanto mais estudo as pessoas têm, mais têm a cabeça aberta e a capacidade para fazer e demonstra o que deseja", disse Juliana Chaves, que participou pela terceira vez da Parada da Diversidade.
A drag Batgirl parava no meio da manifestação para dançar e fazer pose para os fotógrafos. "A parada deste ano foi tudo", declarou Batgirl.
Os jovens acompanharam a manifestação apitando, dançando e os movimentos populares como os dos grupos negros e da agricultura familiar e partidos políticos estavam na parada.



Nenhum comentário: